quarta-feira, 12 de junho de 2019

PERCURSO PEDESTRE “SERRA DEVASSA”


PERCURSO PEDESTRE “SERRA DEVASSA”

Ponto de Partida e de Chegada- Estrada Covoada- Vista do Rei (junto à Lagoa do Canário)

Extensão- 4,5 km (aprox.)

Duração- 2h (aprox.)


O percurso pedestre “Serra Devassa”localiza-se na zona da Serra Devassa, na parte Oeste da ilha de São Miguel, a cerca de 17 km do centro de Ponta Delgada. Chega-se à Serra Devassa, partindo em direcção ao Maciço das Sete Cidades, passando a Relva, a Covoada, o Pico do Carvão e o Muro das Nove Janelas.

O primeiro posto deste percurso é na Lagoa do Canário, que se situa a 745 m de altura. Aqui, pode-se observar uma mata de criptoméria, em redor da lagoa. Na lagoa é possível encontrarmos a ruivaca, e algumas plantas aquáticas. Nas suas margens pode-se observar fetos reais, queirós, algumas malfuradas e hortênsias.

Sai-se da Lagoa do Canário e atravessa-se a estrada subindo-se, pelo trilho, a elevação mesmo à frente. A meio da subida situa-se o segundo posto. Deste ponto, avista-se uma elevação isolada, circular, tendo no seu interior uma lagoa – lagoa do Pau-Pique. Do lado esquerdo pode-se observar um troço de um antigo aqueduto que serviu para o transporte de água para Ponta Delgada.

Prosseguindo o nosso passeio e caminhando pelo trilho chega-se ao cume do Pico das Éguas, a 873 m de altura (terceiro posto). Este é o ponto mais alto de um importante conjunto de elevações localizadas a SE do Maciço das Lagoas. Deste ponto avistam-se as duas lagoas das Éguas, uma das Empadadas, o Pico do Carvão e a Serra Gorda. A vegetação aqui é muito semelhante à de todo o trilho, sendo rasteira com predomínio do queiró, sendo também, possível encontrar o tomilho e o conchelo do mato.

Seguindo o trilho atinge-se a Lagoa Rasa, o quarto posto. Aqui, pode-se observar criptomérias, alguns fetos reais, queirós e malfuradas. Quanto à fauna é possível observar toutinegras, tentilhões, alvéolas, melros-negros e milhafres.

Seguindo o trilho vamos dar ao quinto posto – as duas Lagoas Empadadas, a 740 m de altitude. As encostas, que circundam as lagoas, estão cobertas por criptomérias e o carreiro que as rodeia está preenchido por azáleas. Nas margens observa-se algumas hortênsias, queirós e fetos reais. Nestas águas pode-se encontrar plantas aquáticas, rãs, ruivos, e lúcios. Por vezes observam-se libelinhas, alvéolas, tentilhões, estrelinhas e garças reais.

Teófilo Braga
Terra Nostra, 269, 16 de setembro de 2005

Sem comentários: