quinta-feira, 20 de junho de 2019

PERCURSO PEDESTRE “PICO DE MAFRA”


PERCURSO PEDESTRE “PICO DE MAFRA”


Ponto de Partida e de Chegada: Igreja Paroquial dos Mosteiros
Extensão: 5,2 km (aproximadamente)
Duração média: 1 h 30 min
Grau de Dificuldade: Fácil
Grau de Perigosidade: Baixo
Forma: Circular

O percurso pedestre "Pico de Mafra", localiza-se na freguesia dos Mosteiros, situada na extremidade ocidental da ilha de São Miguel, a cerca de 30 km da cidade de Ponta Delgada. Com uma área aproximada de 8,98km2, os Mosteiros possuem, de acordo com o censo populacional de 200, uma população de 1188 habitantes,.

O percurso pedestre tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mandada construir, no centro da freguesia dos Mosteiros, em terrenos que pertenceram à família de António Moreira da Câmara. A igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, construída em diversas etapas, remonta ao início do século XVII. A capela-mor deste templo foi mandada construir no ano de 1606 e o corpo da igreja começou a ser construído em 1837. Por seu turno, a torre só ficaria construída a 2 de Agosto de 1851.

O segundo posto localiza-se na ponta dos Mosteiros, junto às denominadas piscinas naturais, talhadas nas lavas que formam uma plataforma rochosa basáltica. Estas lavas são ricas em fenocristais de olivina (cor esverdeada) e de piroxenas (cor negra, escuros), que podem ser facilmente observados na rocha. Neste local podem-se observar algumas plantas características da flora do litoral como, por exemplo, a erva leiteira (Euphorbia azorica), o bracel (Festuca petrae), a diabelha (Plantago coronopus) e o Limonium vulgare ssp. serotinum.

O terceiro posto situa-se junto a um fontanário localizado na Rua Direita do Pico de Mafra. Muito próximo deste, localizado num ramal que liga o caminho Velho do Pico de Mafra à estrada regional, situa-se um bebedouro que é utilizado pelos habitantes da localidade para dar de beber ao gado bovino, Quem quiser subir ao Pico de Mafra, elevação com 359 metros de altitude, poderá fazê-lo, depois de ter obtido a autorização prévia dos proprietários, entrando no primeiro portão que dá acesso a uma pastagem, situado no caminho que liga o Pico de Mafra à localidade de João Bom.

O Pico de Mafra é um cone strombiliano basáltico cujas escoadas lávicas deram origem à fajã ou delta lávico onde está implantada a freguesia dos Mosteiros. As escoadas do Pico de Mafra, ao avançar mar dentro, permitiram a preservação da antiga falésia existente no local, sob a forma de uma "arriba fóssil" a qual é melhor observada do miradouro do Caminho do Concelho. No que diz respeito à avifauna, no Pico de Mafra é possível ouvir-se o canto ou observarmos algumas das seguintes espécies: toutos (Sylvia atriccapilla atlantis), Milhafres (Buteo buteo rothschidi), alvéolas (Motacilla cinerea patriciae), tentilhões (Fringilla coelebs moreletti), estrelinhas (Regulus regulus azoricus) e Santantoninhos (Erithacus rubecula).

O último posto localiza-se junto a um tradicional Império do Espírito Santo, podendo-se, um pouco mais abaixo, apreciar um bonito fontanário construído, em 1869, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. Daqui, tem-se uma interessante vista da freguesia dos Mosteiros, que está implantada num delta, ou fajã lávica, parcialmente capeada por piroclastos pomíticos provenientes da caldeira das Sete Cidades.

Teófilo Braga
(Terra Nostra, 297, 20 de outubro de 2006)


Sem comentários: