segunda-feira, 10 de junho de 2019

Percurso Pedestre “Ginetes- Mosteiros”


Percurso Pedestre “Ginetes- Mosteiros”


Características do Percurso

Início do percurso pedestre: Igreja Paroquial dos Ginetes
Fim do percurso pedestre: Ponta dos Mosteiros
Extensão: 7 km (aprox)
Duração Média: 2 h 30 min
Grau de dificuldade: baixa (nível I, numa escala de 1 a 3)
Forma: Linear

O percurso inicia-se em frente à igreja paroquial dos Ginetes, dedicada a São Sebastião, que terá sido construída entre 1568 e 1584, em substituição de um templo mais antigo.

De acordo com Gaspar Frutuoso (1981), a freguesia dos Ginetes está localizada "em uma formosa, fresca e bem assombrada várzea, amparada dos ventos da banda do mar com o pico dos Genetes" e, no século XVI, possuía "setenta e oito fogos e almas de confissão trezentas e vinte e quatro", que se dedicavam ao cultivo do trigo e do pastel.

O segundo ponto de interesse situa-se no Miradouro da Ferraria, ou da Ilha Sabrina. Os interessados poderão descer até à zona dos banhos e/ou percorrer um pequeno trilho no Pico da Camarinhas. A formação da "Ilha Sabrina" está associada a uma erupção vulcânica submarina que teve lugar a Oeste da Ilha de S. Miguel em 1811 e esta designação deriva do nome de uma fragata inglesa, comandada pelo Capitão Tillard, que aportou àquele vulcão.

O Pico das Camarinhas corresponde a um cone de escórias basálticas, no topo do qual há uma cratera múltipla, alongada (tal como o próprio cone) segundo uma orientação geral W-E. A escoada lávica aa emitida pelo vulcão do Pico das Camarinhas fluiu para Oeste e, descendo a arriba segundo declives acentuados, espraiou-se no Oceano Atlântico, dando origem ao delta lávico da Ponta da Ferraria.

O terceiro ponto de interesse localiza-se no Miradouro do Escalvado, situado no lugar da Várzea. Aqui, pode ser vista uma antiga vigia de baleias, memória da caça ao
cachalote que se praticou em S. Miguel entre 1886 e 1972, bem como falésias muito escarpadas que permitem observar diferentes tipo de rochas que compõem o Vulcão das Sete Cidades, como traquitos, basaltos, pedra pomes e escórias, entre outras.

O ponto de paragem seguinte é junto à Igreja Paroquial dos Mosteiros dedicada a Nossa Senhora da Conceição.A primitiva igreja de Nossa Senhora da Conceição é anterior a 1568.Sabe-se, também, que a capela-mor deste templo foi mandada construir no ano de 1606.

O percurso termina na ponta dos Mosteiros, junto às denominadas piscinas naturais, talhadas nas lavas que formam esta plataforma rochosa basáltica. Estas lavas são ricas em fenocristais de olivina (cor esverdeada) e de piroxenas (cor negra, escuros), que podem ser facilmente observados na rocha. Na zona das piscinas pode-se observar algumas plantas características da flora do litoral como, por exemplo, a erva leiteira (Euphorbia azorica), o bracel (Festuca petrae), a diabelha (Plantago coronopus) e o Limonium vulgare ssp. serotinum.

Teófilo Braga

Terra Nostra, 259, 29 de abril de 2005

Sem comentários: