sexta-feira, 7 de junho de 2019

Percurso Pedestre “Santo António”



Percurso Pedestre “Santo António”


Características do Percurso

Início do percurso pedestre: no Beco das Terças
Extensão: 3 km (aprox)
Duração Média: 1 h e 30 m
Grau de dificuldade: baixa (nível I, numa escala de 1 a 3)
Forma: Circular
Fim do Percurso: Beco das Terças
Observações: Especial cuidado na descida, sobretudo junto ao mar

O percurso inicia-se no Beco das Terças, na freguesia de Santo António, também conhecida como Santo António Além-Capelas. A freguesia de Santo António localiza-se na costa Norte da ilha de São Miguel, a cerca de 18 km de Ponta Delgada, apresentando uma área de 11,66 km2, sendo limitada pelo mar e pelas freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades, Remédios e Santa Bárbara.

De seguida, entra-se numa estreita canada de terra batida que desce até ao mar e onde podemos encontrar sabugueiros (Sambucus nigra), a servir de sebes, chagas (Tropaelum majus), rabos-de-asno ou cavalinha (Equisetum telmateia) e figueiras-bravas ou cabaceiras (Pericallis malviflora), sendo esta última uma planta herbácea perene endémica dos Açores, de flores cor-de-rosa, brancas ou azuladas. No trilho é, ainda, possível encontrar canas (Arundo donax), uma espécie proveniente do Sul da Europa, introduzida para construção de sebes, e favas-da-cova (Parietaria officinalis), uma espécie usada na medicina popular.

Já muito perto do mar, podemos encontrar o bracel (Festuca petraea), uma planta endémica dos Açores que antigamente era usada, como pincel, pelos caiadores e que actualmente, devido à acção humana e à proliferação de espécies invasoras, se encontra confinada a zonas costeiras escarpadas. Deste local, desfruta-se de uma vista panorâmica da costa Norte da ilha de São Miguel, desde a Ponta dos Fenais da Ajuda até ao litoral de Santo António.

No percurso localiza-se uma central hidroeléctrica que terá servido para abastecer os moinhos existentes no local, bem como algumas moradias particulares de Santo António, antes da chegada da rede eléctrica de serviço público que ocorreu no final da década de 70 do século passado. A iniciativa da instalação da referida central foi de Manuel da Câmara Pereira, proprietário dos Moinhos da Rocha, que em 1908 mandou vir de França, um pequeno gerador.

Junto à Central, e devido à acentuada humidade que caracteriza este local, é possível encontrar, entre outras plantas, inhames (Colocasia esculenta), uma raiz trazida por casais mouriscos que se estabeleceram em São Miguel, cujas primeiras plantações na ilha datam de 1661, altura em que o seu cultivo foi imposto, servindo de base à alimentação popular.

Prosseguindo o trilho, encontraremos umas captações de água para abastecimento público, pertencentes aos Serviços Municipalizados de Ponta Delgada e, depois da subida da Rua da Fonte Grande, chega-se ao Caminho Velho, onde se pode observar um Teatro do Espírito Santo. Embora nos Açores, as festas do Divino Espírito Santo remontem ao séc. XV, em São Miguel, a primeira coroação só se realizou a 9 de Abril de 1666, como resultado do cumprimento de uma promessa feita por D. Mécia de Mendonça, relacionada com o facto desta desejar que o seu filho nascesse varão.

Teófilo Braga
Terra Nostra, 4 de fevereiro de 2005


.



Sem comentários: