domingo, 2 de junho de 2019

RESERVA NATURAL DA LAGOA DO FOGO


RESERVA NATURAL DA LAGOA DO FOGO

A Reserva Natural da Lagoa do Fogo, ocupa uma área de 1360 hectares, estando localizada nos concelhos de Vila Franca do Campo e Ribeira Grande.

Por ser um dos mais importantes biótopos da Ilha de São Miguel que, para além da sua notável beleza paisagística, tem um grande interesse geológico e encerra um importante património natural, a área referida foi classificada como a Reserva Natural, através do Decreto n.º 152/74, de 15 de Abril. Além disso, a Lagoa do Fogo, e terrenos adjacentes, faz parte da Rede Natura 2000, encontrando-se classificada pela Directiva Habitats como Sítio de Importância Comunitária.

A Lagoa do Fogo localiza-se no topo do Vulcão do Fogo (ou de Água de Pau), onde, há cerca de 15 000 anos, ter-se-á formado uma caldeira de colapso, de forma elíptica e com dimensões aproximadas de 3 x 2,5 km. A última erupção ocorrida neste vulcão data do ano de 1563. Gaspar Fructuoso, nas “Saudades da Terra, refere-se a esta erupção do seguinte modo: “...se pôz uma obscura nuvem em cima, no ar, que assombrou toda a vila, e começou, alêm da cinza e da chuva, a chover outra terra negra, feita em grão, à maneira de pólvora grossa, em grande quantidade e mui têsa (...) e logo obscureceu e eclipsou o sol mais de meia hora, em que estiveram todos em trevas, tremendo a terra espantosamente, quasi sem intervalo...”

A flora da Reserva Natural da Lagoa do Fogo, apesar de incluir diversas espécies introduzidas, mantém alguns elementos da flora indígena, destacando-se a presença do cedro do mato (Juniperus brivifolia), do louro (Lauris azorica), do trovisco macho (Euphorbia stygiana), da malfurada (Hypericum foliosum), do sanguinho (Frangula azorica), do patalugo menor (Leontodon filii), do bracel (Festuca jubata), da urze (Erica azorica), da uva da serra (Vaccinium cylindraceum), do folhado (Viburnum tinus ssp. subcordatum), do azevinho (Ilez perado ssp. azorica), da faia (Myrica faya), do feto cabelinho (Culcita macrocarpa) e do feto real (Osmunda regalis).

No que diz respeito à avifauna, são de mencionar as seguintes espécies: garajau comum (Sterna hirundo), canário da terra (Serinus canaria), toutinegra (Sylvia atricapila atlantis), alvéola (Motacilla cinerea), pombo torcaz (Columba palumbus azorica), melro negro (turdus merula azorensis), estrelinha (Regulus regulus azoricus), tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), estorninhos (Sturnus vulgaris granti), milhafre (Buteo buteo rothschildi) e gaivota (Larus cachinnans atlantis).

Na Reserva poderão ser encontrados, entre outros, os seguintes mamíferos: morcego (Nyctalus azoricus), coelho (Oryctolagus cuniculus), doninha (Mustela nivalis) e o rato (Rattus rattus).

Foram muitas as introduções de peixes nas águas da Lagoa do Fogo, existindo actualmente diversas espécies, das quais se destacam a ruivaca (Rutilus macrolepidotus), a truta arco-íris (Salmo irideus) e a carpa (Cyprinos carpio). É igualmente de mencionar a presença do tritão de crista (Triturus cristatus) e da rã (Rana perezi). Da flora aquática existente na lagoa, regista-se a presença das seguintes espécies: Eleocharis multicaulis, Elatine hexandra, Myriophyllum alterniflorum e Potamogeton polygonifolius.

A legislação que classifica a Reserva Natural da Lagoa do Fogo prevê a proibição de diversas actividades na zona envolvente à lagoa, nomeadamente, a caça, a movimentação de terras, alterações do relevo e do coberto vegetal, a introdução de animais ou plantas exóticas e actividades que perturbem o equilíbrio natural da Reserva. Por outro lado, há actividades que ficam condicionadas à necessária autorização, como é o caso da construção de edifícios, a abertura de caminhos e a plantação de espécies da flora natural.

Bibliografia:
- CONSTÂNCIA, J., BRAGA, T., NUNES, J., MACHADO, E., SILVA, L., (2001), Lagoas e Lagoeiros da Ilha de São Miguel. Amigos dos Açores – Associação Ecológica, Ponta Delgada, 2ª edição.
Teófilo Braga

(Terra Nostra, nº 239, 23 de julho de 2004)

Sem comentários: