terça-feira, 4 de junho de 2019

Gruta do Carvão


Gruta do Carvão

A Gruta do Carvão, o maior túnel lávico da Ilha de S. Miguel, está situada na zona poente da cidade de Ponta Delgada. Actualmente, é possível percorrer uma extensão de cerca de 1500 metros desta gruta, em dois troços separados. O troço mais a Sul estende-se ao longo de cerca de 600 metros, desde a Rua de Lisboa, junto aos antigos secadores da Fábrica de Tabaco Micaelense, até ao cruzamento da Rua Pintor Domingos Rebelo com a Avenida Antero de Quental. A parte mais a Norte desenvolve-se para Noroeste dos depósitos de água da Câmara Municipal de Ponta Delgada., situados na Rua do Paim, em direcção à Rua da Saúde, na freguesia dos Arrifes.

A riqueza da Gruta do Carvão reside, sobretudo, na grande variedade de aspectos geológicos, estruturas e fenómenos típicos do vulcanismo que aí se podem observar. É o caso das “bolhas de gás” que correspondem a sectores da parede da gruta que “rebentaram” sob acção de gases acumulados no seu interior, ou a presença de fendas nas paredes e tecto da gruta, resultantes do arrefecimento da escoada lávica.

Do tecto da gruta pendem inúmeras estalactites, quer primárias (lávicas e, em geral, de forma cónica e superfície lisa), que resultam da solidificação de pingos de lava, quer secundárias (predominantemente irregulares, de tonalidade esbranquiçada e muito frágeis), resultantes de fenómenos de alteração e deposição a partir das águas de escorrência que se infiltraram na gruta. Estas águas de escorrência são também responsáveis por fenómenos de oxidação das rochas basálticas que formam a Gruta do Carvão, conferindo-lhes, em muitos locais, tonalidades avermelhadas ou alaranjadas junto às fendas e outros locais de infiltração.

Tal como é possível observar em outras grutas dos Açores e da Ilha de S. Miguel, na Gruta do Carvão estão presentes longos troços de balcões (ou bancadas) nas suas paredes, testemunho de antigos níveis de lava fluida que percorreram o interior do túnel.

De uma forma geral, as potencialidades da Gruta do Carvão podem ser repartidas em aspectos científicos, didácticos e turísticos. É reconhecida a importância desta gruta na interpretação de fenómenos vulcânicos e como local privilegiado para uma abordagem da temática vulcanológica. Em termos didácticos poderá constituir um excelente cenário para a dinamização de visitas de estudo e de acções de educação ambiental. Atendendo ainda à sua localização, imponência das estruturas geológicas, esta gruta vulcânica assume, também, um inegável interesse turístico.

Com o intuito de proteger esta notável formação espeleológica, os Amigos dos Açores- Associação Ecológica, apresentou, em 1997, à Direcção Regional do Ambiente, uma proposta para a classificação jurídica desta gruta, como Monumento Natural Regional. Passados quase sete anos, não aceitamos, por mais argumentos que nos queiram impingir, que a Gruta do Carvão não faça, ainda, parte da Rede de Áreas Protegidas dos Açores.

Bibliografia

CONSTÂNCIA, J., NUNES, J., BRAGA, T., (1998), Património Espeleológico da Ilha de S. Miguel- Grutas, Algares e Vulcões, Amigos dos Açores, Ponta Delgada.

Teófilo Braga

(Terra Nostra, 247, 12 de novembro de 2004)

Sem comentários: